.

terça-feira, 9 de outubro de 2012

09/10 DIA DO ATLETISMO !!!!


 Parabéns a todos os que praticam as prova de atletismo !!!!

       O atletismo é um conjunto de esportes constituído por três modalidades: corrida, lançamentos e saltos. De modo geral, o atletismo é praticado em estádio, com exceção de algumas corridas de longa distância, praticadas em vias públicas ou no campo, como a maratona.



      As corridas são, em certo sentido, as formas de expressão atlética mais pura que o homem já desenvolveu. Embora exista algo de estratégia e uma técnica implícita, a corrida é uma prática que envolve basicamente o bom condicionamento físico do atleta. As corridas dividem-se em curta distância ou velocidade (tiro rápido), que nas competições oficiais vão de 100, 200 e os 400 metros inclusive; média distância ou de meio fundo (800 metros e 1 500 metros); e longa distância ou de fundo (3 000 metros ou mais, chegando até às ultramaratonas). Podem ser divididas também de acordo com a existência ou não de obstáculos (barreiras) colocados no percurso.
Organizam-se ainda corridas de ''cross country'' ou um "corta-mato" de campo e de montanha. Em pista podemos ainda assistir a corridas de barreiras. As barreiras têm 1,06 metros, nas competições para homens, e de 84 centímetros, nas competições para mulheres. Se o atleta derrubar as barreiras enquanto corre, não é desclassificado - conquanto perca tempo substancial. As corridas com barreiras e de obstáculos.








        Nas corridas de curta distância, a explosão muscular na largada é determinante no resultado obtido pelo atleta. Por isso, existe um posicionamento especial para a largada, que consiste em apoiar os pés sobre um bloco de partida (fixado na pista) e apoiar o tronco sobre as mãos encostadas no chão (posição de quatro apoios). São frequentes as falsas partidas, quando o atleta sai antes do tiro de partida, que é o sinal dado para começar a prova. Qualquer atleta que dê uma falsa partida será desclassificado. Contudo, nas provas combinadas (ex decatlo) cada atleta tem direito a uma falsa partida. Nas provas mais longas a partida não tem um papel tão decisivo, e os atletas saem para a corrida em uma posição mais natural, em pé, sem poder colocar as mãos no chão.

Bons treinos

Léo
pisandoporai.blogspot.com

Inscrições Abertas

13 comentários:

  1. Oi, Leonardo.
    Muito bacana o seu post, super informativo. Um brinde a todos os Atletas pelo seu dia!!!
    Forte abraço
    Helena
    correndodebemcomavida.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Helena, muito obrigado !!!

      Um brinde para nós atletas !!!!

      Abraço

      Léo

      Excluir
  2. Realmente, muito boa a postagem, parabéns pra nós ! Meu carinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigado Ivana !!!

      Parabéns para nós fortes atletas amadores !!!

      Léo

      Excluir
  3. Que bela explicação heim colega? Muito boa e parabéns a todos os atletas e a nós também, porque não?
    Bons treinos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado !!!

      Opa com certeza somos atletas amadores !!!
      Parabéns para nós !!

      Abração

      Léo

      Excluir
  4. Showww parabéns a todos nós.
    Bons treinos,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Campeão !!!!!

      Bons treinos e até sexta !!

      Léo

      Excluir
  5. Muito explicativo.

    Bons treinos!

    Douglas
    corridaporprazer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Léooooo,

    Como que está esse fôlego? Hehehehe! Espero que 100%, meu amigão!
    Eu estou me recuperando de uma fase bem ruinzinha, e tô saindo dessa! UFA!
    Fica com Deus! Obg sempre pelas palavras de incentivo!!! Vamo que vamo!

    Bjãooo,

    Lis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá !!

      Treinando sempre rsrsrsrs
      Espero que se recupere logo e volte a ser aquele grande exemplo para seus seguidores.

      Forte Abraço

      Léo

      Excluir
  7. Para mim, o "Dia do Atletismo" em 9 de outubro, ainda encontra-se no rol de datas comemorativas não confirmadas, visto que apesar de minhas muitas pesquisas na área, até o momento, não encontrei qualquer Lei (municipal, estadual ou federal) que endossasse tal celebração, nem tão pouco o aval oficial de alguma associação representativa com autoridade para a instituição dessa comemoração ou mesmo que desse seu apoio para tal efeméride.
    Até pensei certa época, que o "Dia do Atletismo" de 9 de outubro pudesse estar relacionado com a "semana do Atletismo Amador" da cidade brasileira de São Paulo-SP, festejado na 2ª semana de otubro, porém não consegui realizar a conexão de ambas celebrações, pois apenas em duas ocasiões é que a data acima referida pode cair dentro da semana comemorativa dos paulistanos.
    Mas ainda há uma esperança: pode ser até que eu posssa encontrar embasamento para essa celebração, quando começar a pesquisar o material que me foi doado pelo também colecionador de datas comemorativas e recordista do RankBrasil, Franklin Lopes de Freitas, o que devo fazer em breve.

    Abraços.

    ResponderExcluir

Muito Obrigado pela sua visita e pelo comentario.